Brasil e Senegal se reúnem para planejar III Fesman - Festival Mundial de Artes Negras

Fonte: Informe Palmares
.
O III Festival Mundial de Artes Negras (Fesman) foi pauta de reunião entre os ministérios da Cultura de Brasil e Senegal em Brasília, no último dia 22 de janeiro. Marcado para o dia 1º de dezembro, o III Fesman será realizado em Dacar, no Senegal, até o dia 21 do mesmo mês. O Brasil será convidado de honra do evento, que contará com a participação de mais de 80 países.
.
Estavam presentes à reunião, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Zulu Araújo e o ministro da Cultura interino, Roberto Nascimento, além do ministro da Cultura senegalês, Mame Birame Diouf. O ministro Juca Ferreira e Zulu Araújo coordenam a comitiva brasileira do III Fesman.
.
Na reunião, as delegações definiram o dia 25 de maio como a data de lançamento oficial do evento no Brasil. O lançamento contará com as presenças dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Senegal, Abdulaye Wade. Além disso, foi definida a data da reunião do Comitê Internacional, nos dias 1º, 2 e 3 de março, com a presença do ministro Juca Ferreira e do presidente da FCP, Zulu Araújo.
.
O ministro senegalês ressaltou que a reunião foi muito importante por ter sido realizada em um país escolhido para ser homenageado e com um papel relevante no Festival. "O Brasil tem uma liderança muito grande na América Latina e na Comunidade Negra, por isso esse encontro de hoje é primordial. O povo senegalês espera ansiosamente pelos brasileiros", disse.
.
Zulu Araújo, presidente da FCP O presidente da Fundação Palmares declarou que o MinC está cumprindo rigorosamente o cronograma já acordado em outras reuniões. Segundo Zulu Araújo, já foram criados os Comitês MinC e Comitê Nacional para o Fesman, além da primeira disponibilidade financeira, da ordem de R$ 3 milhões. Zulu Araújo relatou ainda a previsão de dois grandes eventos pré-Fesman: o 1° Fórum Nacional de Performance Negra para a Dança e Teatro, a ser realizado em Salvador, com previsão para maio, e o 2° Encontro sobre Renascimento Africano, previsto para acontecer no Rio de Janeiro, em junho.
.
O Festival Mundial das Artes Negras é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Foi idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, na década de 1960, com o tema "Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo". O segundo foi realizado na Nigéria, em 1977, com o tema "Civilização Negra e Educação". Este ano, vai homenagear o Brasil, com o tema o "Renascimento Africano". A homenagem se deve principalmente ao fato de o Brasil abrigar a segunda maior população negra mundial depois da Nigéria. Mais de 80 países vão participar do III Fesman. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe.

Cooperação Bilateral - Missão brasileira vai ao Irã em busca de oportunidades para o Audiovisual

fonte: site do Minc
.
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura realiza missão cultural ao Irã, entre 1º e 4 de fevereiro, com o objetivo de prospectar a indústria audiovisual persa em busca de oportunidades de sinergia com a cadeia produtiva brasileira. O Irã está entre os doze países que mais realizam filmes no mundo, com uma produção média de 70 obras por ano, segundo Alessandra Meleiro, em O Novo Cinema Iraniano: Arte e Intervenção Social.
.
” A missão brasileira tem por objetivo identificar possibilidades de cooperação nos âmbitos de co-produção, distribuição, formação, preservação de acervos, plataformas digitais, entre outros. A viagem é uma retribuição à visita que recebemos da missão iraniana em outubro de 2007, quando o então secretário executivo Juca Ferreria assinou um Memorando de Intenções de Cooperação Audiovisual entre ambos os Ministérios da Cultura, para fortalecer a colaboração e o intercâmbio cultural e artístico entre os países”, situa Silvio Da-Rin, secretário do Audiovisual, que faz a viagem acompanhado do gerente internacional da SAv/MinC, Pedro Rosa. A missão vem sendo preparada há cerca de um ano e meio, com apoio do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada Brasileira em Teerã, a capital do país.
.
O memorando assinado estabelece, dentre outras atividades, que cada país incentivará a exibição de obras audiovisuais e cinematográficas do outro, realizando semanas de filmes e exibições em seu circuito. Desta forma, quatro grandes festivais brasileiros irão relacionar-se estreitamente com seus pares iranianos para edições especiais de filmes em um e outro país, ao longo de 2009, culminando com uma mostra especial dedicada ao Brasil no Festival Internacional Fajr de Cinema, em 2010.
.
A visita brasileira coincide com a 27ª edição do Fajr, um dos mais prestigiados eventos do calendário cultural iraniano, realizado entre os dias 28 de janeiro e 10 de fevereiro, na capital Teerã. O filme brasileiro Crítica participa das seções especiais do Festival, nas quais serão projetados 16 documentários.
.
Atualmente, os principais parceiros técnicos audiovisuais do Irã são Índia e Tailândia. A missão analisará a possibilidade de inclusão do Brasil nesse rol, pela capacidade nacional de oferecer serviços de ponta em finalização cinematográfica. Durante a visita ao Brasil, as autoridades iranianas demonstraram interesse pela execução com efeitos especiais.
.
Outra linha de prospecção é a crescente produção de documentários, praticamente desconhecidos do público brasileiro. A missão busca também a definição de um “corte islâmico” necessário para países seguidores do Islã, que abrange países como Egito e Líbano, grandes produtores culturais e irradiadores de material audiovisual a todo o Mundo Árabe.
.
Estão agendadas uma apresentação dos projetos da SAv/MinC e visitas a estúdios e instalações das autoridades do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica. Também estão previstas reuniões com diretores da Fundação Farabi de Cinema, principal órgão de produção e distribuição cinematográfica no país, e com produtores e distribuidores no 12º Mercado Internacional de Filme e Programas do Irã, e encontros com executivos de redes de televisão estatais e internacionais, que têm o hábito de comprar programas estrangeiros.
.
Doc brasileiro no Fajr
.
O documentário Crítico, que será exibido no Farj, é o primeiro longa-metragem de Kleber Mendonça Filho e estreou em janeiro de 2008, na 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Na obra, de 75 minutos, cerca de 70 críticos e cineastas, entrevistados no Brasil e no exterior, discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. O filme foi produzido com incentivo do Funcultura do Governo de Pernambuco, com apoio da Faculdade Maurício de Nassau, e é uma produção do CinemaScópio, em co-produção com a Link Digital.