primeiro Anuário de Estatísticas Culturais do País

MinC divulga.........................
Iniciativa faz parte de sistema de informações que será um dos pilares do PNC

fonte: site do Minc - 08 de setembro de 2009
.
Entre 2005 e 2006 caiu o número de municípios brasileiros que possuem certos equipamentos culturais como rádios FM locais (-33,1%), cinemas (-4,3%), livrarias (-3,1%), e rádios AM locais (2,5%). Em contrapartida, aumentou o número de municípios brasileiros que possuem museus (7%), bibliotecas públicas (4,8%) e teatro/salas de espetáculo (1,5%). Esses são alguns destaques de Cultura em Números - Anuário de Estatísticas Culturais 2009, cujo lançamento será nesta quarta-feira (9), junto com a apresentação do substitutivo do Plano Nacional de Cultura, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
.
Cultura em Números faz parte de uma política de informações e indicadores culturais do Ministério da Cultura (MinC) e pretende contribuir para a consolidação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), um dos pilares do Plano Nacional de Cultura.
.
O anuário foi desenvolvido, ao longo de 2007 e 2008, pela Gerência de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Políticas Culturais do MinC. A publicação reúne informações quantitativas sobre as diversas expressões culturais - cultura popular, teatro, biblioteca pública, museu, artes plásticas, cinema, entre outras - divididas em cinco áreas: Oferta da Cultura; Demanda da Cultura; Indicadores Culturais; Financiamento da Cultura e Gestão Pública da Cultura.
.
Diversas fontes de dados foram utilizadas, mas a principal foi o Suplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC 2006, uma parceria do MinC com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos microdados da pesquisa o Cultura em Números - Anuário de Estatísticas Culturais 2009 traz centenas de tabelas e gráficos que apresentam uma distribuição nacional, por unidade da federação (UF), identificando os estados com maior percentual de municípios com cinemas, teatros, bibliotecas, etc., além de revelar a evolução (positiva ou negativa) dos equipamentos culturais em cada região brasileira.
.
Levou-se em consideração o fato de que os estados que apresentam menor número de municípios têm maior possibilidade de alcançar maiores números porcentuais. O porcentual de municípios é calculado por meio da divisão do número de municípios de cada unidade da federação (UF) que possui determinado equipamento cultural, pelo número total de municípios da UF e multiplicado por 100.
.
acesse a matéria na íntegra no portal do Ministério da Cultura
acesse a publicação do Anuário de Estatísticas Culturais do País

II Congresso de Cultura Ibero-Americana

.
O II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Ministério da Cultura do Brasil e do SESC São Paulo, a ser realizado de 30 de setembro a 03 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo. O evento reúne 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).
Sua primeira edição ocorreu em 2008 na Cidade do México, tendo como tema “O Cinema e a Produção Audiovisual”. Neste ano, com o tema “Cultura e Transformação Social”, o encontro ressaltará as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas que contribuem para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social, a serem discutidas por meio de conferências, mesas de debate, relatos de experiências, além de contar com uma programação cultural na qual se destacarão apresentações artísticas, mostra audiovisual e exposições.
.
de 30 de setembro a 3 de outubro de 2009 :: SESC Vila Mariana - São Paulo - Brasil
site oficial do congresso: www.congressoiberoamericano.com.br

Iphan cria grupo de trabalho para discutir circulação de obras de arte

fonte: Agência Brasil - por Christina Machado - 09 setembro
.
Brasília - Portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicada no Diário Oficial da União de hoje (9) cria um grupo de trabalho para discutir a regulação e o monitoramento da circulação de obras de arte.
.
O Iphan quer encontrar soluções para estimular a exportação desses bens, ao mesmo tempo em que espera poder atender às demandas do setor econômico, principalmente no que se refere à arte contemporânea. Para isso, o grupo deverá propor ações que garantam os interesses públicos e o desenvolvimento da economia das artes visuais no país.
.
Para a discussão estão sendo chamados representantes do setor público, da sociedade civil, e de galerias comerciais de arte. Integram o grupo a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, o Iphan e a Fundação Nacional de Artes (Funarte).
.
No grupo estarão ainda representantes do Museu de Arte Contemporânea e Moderna, do Comitê Brasileiro da História da Arte, da Associação Brasileira de Arte Contemporânea, da Galeria Gentil Carioca, do Projeto Setorial Integrado (PSI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e de colecionadores de arte contemporânea brasileira.
.
A coordenação vai ser exercida pelos representantes do Iphan e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. Os titulares das instituições devem indicar os membros e os suplentes no prazo de 20 dias, a contar de hoje.

Programa para aumentar o volume de negócios internacionais das artes visuais

Governo cria um programa para aumentar o volume de negócios internacionais das artes visuais e promover artistas brasileiros dentro e fora do país. O programa Brasil Arte Contemporânea, com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex Brasil, e a fundação Bienal de São Paulo.
NBR, NBR Notícias, 04/09/2009

fonte: canal do Ministerio da Cultura - YouTube - em 04/09/2009