convite sp-arte/2010 - dconcept escritorio de arte

feira internacional de arte de são paulo


sp-arte/2010
LOCAL:
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque do Ibirapuera, Portão 3
DATAS E HORÁRIOS:
29 e 30 de Abril de 2010 (quinta e sexta) - das 14 às 22 horas
1 e 2 de Maio de 2010 (sábado e domingo) - das 12 às 21 horas
INGRESSOS
Ingresso          R$ 25,00
Meia entrada    R$ 12,00 para estudantes, mediante apresentação de carteira apropriada, e para maiores de 60 anos .
Aceitam cartões de débito e crédito, dinheiro ou cheque.
MAIS INFORMAÇÕES:

DCONCEPT escritório de arte na sp-arte:

convite DESDOBRAR DA GENTE no SESC São Carlos, programação

linhas, cores, tecidos e contextos
exposição de trabalhos da artista Juliana Garcia.

no SESC São Carlos, de 10 de abril a 30 de maio.
a programação conta com 'Contação de Histórias', 'Oficinas para Pais e Filhos', 'Visitas Monitoradas' e 'Mini Curso de Desenho e Composição' com a artista.

Apareça!!!

clique na imagem para ampliá-la

convite DESDOBRAR DA GENTE, no SESC São Carlos

linhas, cores, tecidos e contextos
exposição de trabalhos da artista Juliana Garcia.

no SESC São Carlos, de 10 de abril a 30 de maio.
Apareça!!!



portal SESCSP
 
ISTO NÃO É UM ESCRITÓRIO - www. de Juliana Garcia
www.istonaoeumescritorio.com

Pavilhão das Culturas Brasileiras é inaugurado no Parque do Ibirapuera

fonte: Mapa das Artes

A Prefeitura de São Paulo inaugura a exposição “Puras Misturas” em 11/04/10, das 11h às 15h, mostra que anuncia a criação do Pavilhão das Culturas Brasileiras. A instituição ocupa o Pavilhão Engenheiro Armando Arruda Pereira, no Parque do Ibirapuera, um edifício de 11 mil m² projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950, tombado pelos órgãos de patrimônio histórico municipal, estadual e federal. Por quase quatro décadas, o local abrigou a Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo). Com curadoria geral de Adélia Borges, a mostra celebra a riqueza e a diversidade da cultura do Brasil ao apresentar peças de arte erudita, popular e indígena. Em cartaz até 12/09/10, com entrada franca, apresenta parte do acervo do futuro museu. São exibidas peças adquiridas recentemente pela Secretaria Municipal de Cultura ou vindas de outras coleções públicas.

Ocupando uma área de cerca de 2.500m2, a exposição se desdobra em quatro módulos: “Viva a Diferença!” (uma instalação com banquinhos de variados formatos e materiais, onde os visitantes poderão sentar, confeccionados por povos indígenas, por comunidades artesanais de várias partes do país, por artesãos contemporâneos e por designers como Sergio Rodrigues, Carlos Motta, Marcelo Rosenbaum, Michel Arnoult, Nido Campolongo, Claudia Moreira Sales, Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki); “Abre-Alas” (esculturas e objetos utilitários de artistas como Bispo do Rosário, Paulo Laender e Véio – Cícero Alves dos Santos); “Da Missão à Missão” (uma linha do tempo, construída em um painel de 180m de comprimento, que faz um histórico das principais iniciativas de difusão da diversidade da cultura brasileira, abrangendo nomes como Mário de Andrade, Gilberto Freyre, Aloisio Magalhães e Lina Bo Bardi); e “Fragmentos de um Diálogo” (módulo propositivo do Pavilhão com manifestações culturais distintas, como teasers de exposições a serem desenvolvidas pela instituição posteriormente).

A mostra traz obras de artistas modernistas, contemporâneos e populares como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Alex Flemming, Emmanuel Nassar, Samico, Alcides Pereira dos Santos, Artur Pereira, J. Borges, José Antonio da Silva e Zé do Chalé; e de designers como irmãos Campana, Ronaldo Fraga e Lino Vilaventura. A arte indígena é representada por trabalhos de diferentes povos, como os Mehinako, do Mato Grosso, os Tukano, do Amazonas, e os Kadiweu, do Mato Grosso do Sul, além da produção marajoara.

O Pavilhão abriga o acervo do antigo Museu do Folclore Rossini Tavares de Lima, que ocupava o prédio da Oca até 2000, quando foi transferido para a Casa do Sertanista. A coleção, que passou por catalogação e higienização, conta com cerca de 3.600 objetos (cerâmicas, roupas, gravuras, pinturas, esculturas), 2.200 fotografias, 400 registros sonoros e 9.750 livros e documentos. A Secretaria Municipal de Cultura centralizará no Pavilhão outros acervos municipais que hoje se encontram em outros locais, como a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, peças de Vitalino que se encontram na Biblioteca Mário de Andrade e obras de arte indígena do Museu da Cidade. Há também novas aquisições, iniciadas no ano passado, com ênfase na contemporaneidade: obras de artistas como Artur Pereira, Chico da Silva, GTO, Ulisses, Véio e Zé do Chalé; artefatos de povos indígenas de várias partes do país, como os Wajãpi do Amapá e os Kayapó Xikrin do Mato Grosso; peças de artesanato de comunidades de vários Estados; e ainda peças de design popular.

PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS
Parque do Ibirapuera: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10, Pavilhão Engenheiro Armando Arruda Pereira, tel. (11) 5083-0199. Ter. a dom., 9h/18h (entrada até às 17h).