MinC vai promover intercâmbio entre Brasil e Benin

Fonte: Comunicação Social/MinC
.
BRASIL, Brasília - Ministério da Cultura vai promover intercâmbio de artistas dos dois países
.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, reuniu-se nesta terça-feira, 9 de setembro, em Cotonou, capital de Benin, com Bio Goundu, ministro da Cultura, Turismo e Artesanato daquele país africano, para dar início a uma nova fase de cooperação e intercâmbio cultural entre as duas nações. No encontro, foi acordado pelas delegações brasileiras e benienses a criação de Grupo de Trabalho, que se reunirá uma vez por ano para tratar de políticas bilaterais de Cultura. Os ministros conversaram sobre parcerias nas áreas do Patrimônio Cultural e do Audiovisual, além de estratégias de promoção e valorização da cultura afrodescendente e de fortalecimento do intercâmbio entre o Brasil e os países africanos.
.
Ainda este ano, serão realizadas a Semana Cultural do Benin no Brasil e a Semana Cultural do Brasil no Benin, que ocorrerão a partir do mês de novembro. Os eventos irão promover manifestações culturais tradicionais e contemporâneas que dialogam entre os dois países. Na ocasião, o Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia vão trazer para o Brasil o Ballet Nacional do Benin.
.
Também foi acordado pelos ministérios da Cultura dos dois países a dinamização da Casa do Benin no Brasil, situada em Salvador, já que em 2006, a Casa do Brasil em Benin, situada na cidade de Ouidah, foi restaurada pelo governo beniense. O ministro Juca Ferreira propôs que a instituição se torne o Ponto de Cultura, oferecendo cursos de língua portuguesa e um local de intercâmbio. Já estão em funcionamento no exterior um Ponto de Cultura em São Francisco, nos Estados Unidos da América, e outro em Paris, na França.
.
Na pauta, também foram tratadas ações de Patrimônio Cultural e Museus. Foi proposta a realização de exposições culturais e científicas nos dois países, além de capacitação nas áreas de conservação, restauração e gestão do patrimônio. Os ministros discutiram o intercâmbio periódico sobre temas relacionados ao Patrimônio Imaterial e às Culturas Populares. Segundo o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, presente na reunião, “o Brasil não conhece a dimensão do patrimônio material e afetivo dos retornados ao Golfo do Benin; voltamos com a missão de tornar visível parte significativa essa historia”.
.
Ainda foi proposto o apoio do Brasil à formação e à produção audiovisual, com parcerias nas áreas do cinema e televisão, assim como o intercâmbio de acervos cinematográficos e iconográficos. O ministro Juca Ferreira propôs a interação de professores, pesquisadores e estudantes dos dois países a fim de consolidar o programa de implantação do ensino obrigatório da matéria de História e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas brasileiras - previsto na Lei n° 10.639/2003, uma conquista da Fundação Cultural Palmares e do Ministério da Educação -, bem como a implantação do ensino da Língua Portuguesa e da História e Cultura da Bahia no Benin, a fim de atender às populações benienses descendentes de brasileiros. O presidente da Fundação Cultura Palmares, Zulú Araujo, que também integrou a delegação brasileira, avaliou que “a visita ao Benin é o reencontro do Brasil consigo mesmo”.
.
Em 1972, o governo brasileiro assinou acordo de cooperação cultural com o governo de Benin, mas que não se concretizou em ações efetivas.É fundamental valorizar as raízes históricas e as relações culturais entre os nossos países. Benin foi o país da África que mais exportou escravos para o Brasil, temos uma grande dívida social que precisa ser compensada”, afirmou Juca Ferreira. Para o ministro da Cultura brasileiro, “só agora o Brasil começa a olhar com orgulho a sua formação, a sua história, a sua diversidade cultural e, particularmente, a contribuição que os africanos deram para sermos o que somos”. Ele sugeriu uma visita da delegação do Ministério da Cultura beniense ao Brasil para apresentar as políticas culturais do governo brasileiro e trocar experiências de gestão entre os dois países.
.
Homenagem
Já na cidade Ouidah, também em Benin, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o governador da Bahia, Jacques Wagner, foram recebidos com muita festa. A população saudou a delegação brasileira com faixas de boas vindas e apresentações de música e dança por artistas locais.
Ferreira e Wagner foram homenageados pela Prefeitura com o título de cidadãos honorários de Ouidah, em uma cerimônia com manifestações culturais muito similares às da Bahia, com as mesmas referências de religiosidade africana e símbolos do Candomblé.
O ministro Juca Ferreira disse que se sentiu em casa: “como baiano estou reconhecendo a Cultura e a energia do povo da Bahia e posso atestar que o oceano atlântico não foi capaz de separar esses dois povos irmãos”. Para o governador da Bahia, “Ouidah é a cidade mais brasileira da África, assim como a Bahia é o estado mais africano do Brasil”.
À noite, Juca Ferreira e Jacques Wagner receberam a medalha da Ordem do Mérito Nacional do Benin, condecorados com o grau de comendador pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin, Moussa Okanla.