4º Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo - no Memorial Da América Latina

De 14 a 20/03 – o Memorial da América Latina apresenta o 4º Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, com entrada franca

fonte: site culturando, por editor, em 14 demarço, 2011

A Fundação Memorial da América Latina apresenta a 4ª edição do Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, a partir de 14 de março. Mais uma vez, o Memorial recebe grupos teatrais que se destacaram recentemente em seus países. É oportunidade rara para o público paulistano conhecer o que se está fazendo de bom nas artes cênicas da Península Ibérica e da América Latina. Até 20 de março, serão apresentadas 17 montagens teatrais provenientes de dez países, incluindo o Brasil, que encenam autores clássicos ou contemporâneos e se utilizam de linguagens que vão do tradicional à vanguarda. Detalhe importante: todas as atividades têm entrada franca.

O 4º Festibero será aberto pela montagem de “Lamartine Babo”, de Antunes Filho. O Brasil comparece com 8 peças, entre elas, “As Folhas do Cedro” (foto ao lado), de Samir Yazbek, “Noel Rosa – O Poeta da Vila e seus Amores”, de Plínio Marcos, e “Boca de Ouro”, de Nélson Rodrigues (confira todas as sinopses).

Segundo o idealizador do Festival e coordenador da comissão de curadoria, Fernando Calvozo, “o intuito é mostrar a diversidade cultural e mapear a produção contemporânea das artes cênicas, além de traçar um paralelo entre a produção dos países da América Latina, Portugal e Espanha”. Integram ainda a comissão de curadoria a atriz e diretora teatral Elvira Gentil, a crítica e membro da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) Maria Lúcia Candeias, e o ator, diretor e produtor teatral Umberto Magnani.

Calvozo explica que “a ideia é fazer uma ponte que possibilite a troca de experiências entre artistas e companhias para discutir a evolução do fazer teatral dentro da realidade cultural desses países, não esquecendo suas origens e a ligação do teatro com suas comunidades, descobrindo semelhanças e problemas comuns ou específicos de cada grupo”.

O Festival Ibero-Americano foi concebido para pensar o papel do teatro na sociedade atual, evidenciando as tendências de cada região e como assimilam e respondem às questões contemporâneas. Por uma semana, atores, diretores, produtores, dramaturgos, críticos e jornalistas provenientes de diversos países discutem, formalmente ou informalmente, problemas e dificuldades e as soluções encontradas para seguir fazendo teatro. Desta maneira circula o conhecimento e a experiência de diferentes maneiras de manter viva a arte teatral.


Onde: Memorial da América Latina Palco externo, montado atrás do Auditório Simón Bolívar
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, entrada pelo portão 16 – Barra Funda – São Paulo/SP [Metrô Palmeiras-Barra Funda]
Acessibilidade: Acesso Universal
Quanto: GRÁTIS
Dia: Segunda a e Domingo
Horário: Ver programação
Temporada: de 14 a 20 de março de 2011
Mais informações: Tel.: (11) 3823-4600/3823-4608