Virada Sustentável é novidade em 2011

de Catraca Livre, em 07/12/10

Em junho de 2011, São Paulo vai receber a Virada Sustentável com atrações localizadas em diversos parques e espaços culturais da cidade.

O evento será marcado por atividades curiosas como bananeiras no Minhocão, piscinas com água limpa no leito do rio Pinheiros (água tratada do próprio rio) e homens vestidos com capas plásticas cheias de resíduos gerados no dia-a-dia.

Além de peças de teatro, mostras de cinema, instalações temáticas, intervenções urbanas, shows e apresentações de dança, orquestras de projetos sociais, exposições de fotos, entre outras atividades. Todas com conteúdo diretamente ligado aos diversos temas da sustentabilidade: meio ambiente, biodiversidade, diversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana etc.

A proposta da Virada Sustentável é difundir informação sobre sustentabilidade utilizando a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação e educação para um mundo mais consciente.


Cinema

Mostra de Filmes: Com curadoria de Sérgio Rizzo, uma mostra de filmes do circuito comercial que tratam dos temas da sustentabilidade de maneira sutil e educativa. Inclui cartilha de orientação para professores de escolas que queiram trabalhar os temas.

Atividade

Desfile de Moda Inclusiva: Na passarela, modelos com deficiência desfilam roupas que unem estilo, praticidade e conforto. E chamam a atenção para os desafios da diversidade. Criado a partir do Concurso de Moda Inclusiva da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Homem Refluxo: Cinco personagens armazenam seus resíduos gerados no dia-a-dia em uma capa de plástico transparente. Eles começam a maratona desde uma semana antes da VS circulando pelos locais das atividades instigando e divulgando o evento.

Exposição e Instalação


Guto Lacaz: O renomado artista plástico coloca em prática mais uma de suas idéias “piradas” para promover reflexão sobre a sustentabilidade, instalando piscinas de água limpa no leito do Rio Pinheiros. Detalhe: com água tratada do próprio rio.

Labirinto de Lixo – Eduardo Sru: Intervenção urbana composta por 200 fardos de diversos materiais recicláveis captados em cooperativas do município. A obra convida o público a explorar os corredores em busca da saída, despertando os sentidos e a percepção de quem caminha no seu interior geométrico. Espelhos plásticos ampliam o espaço lúdico do labirinto e desorientam o participante que terá uma experiência única entre as paredes de resíduos.

Sustentabilidade – O Olhar do Grafite: Com curadoria de Binho Ribeiro, uma exposição com grandes nomes do grafite revela uma visão livre de 10 artistas sobre o tema da sustentabilidade

Design Sustentável : Com curadoria do designer Nido Campolongo, uma exposição de peças e objetos que unem conforto, beleza estética e preocupação socioambiental de diferentes vertentes artísticas.

Refugiados Climáticos: Fruto de cinco anos de trabalho do coletivo francês Argos, a exposição de fotos e textos inédita no Brasil retrata o cotidiano dos refugiados do clima em diversas partes do mundo, mulheres e homens forçados ao exílio por causa do aquecimento global.

Árvores Vivas – Jaime Prades: Utilizando madeiras de demolição para a construção de árvores de madeira de até seis metros de altura, que ficam como presente para os parques, Jaime Prades recria um novo ciclo para a madeira, numa tentativa impossível de voltarem ao seu estado original imaculado: ser árvore.

As Bananeiras do Minhocão – Irmãos Green: Imagine acordar, caminhar e, ao chegar ao Minhocão, deparar-se com várias bananeiras reais ornando os 70 postes fixados ao longo da via, com pencas e cachos de banana esperando para serem devorados. Os Irmãos Green propõem esta intervenção de grande impacto para provocar todas as pessoas que passam diariamente pelo local.

Dança


Balé e Artes para Cegos Fernanda Bianchini: Apresentações de balé realizadas por um corpo de 40 bailarinas deficientes visuais, mostrando que a superação individual do ser humano não conhece limites. Um espetáculo emocionante, que desperta a atenção para a causa da diversidade.

Música

Salve São Francisco – Geraldo Azevedo: Em show acústico exclusivo para a Virada Sustentável, o cantor e compositor Geraldo Azevedo canta músicas de seu novo disco, Salve São Francisco, cujo tema é a conscientização ecológica e a importância da água potável do planeta. Inclui também músicas de sua autoria relacionadas ao tema socioambiental.

Falamansa: Cantar para melhorar o mundo, com letras de conscientização social e preservação da natureza. Essa é a nova proposta do trabalho de comemoração de 10 anos do Falamansa, um dos grupos musicais mais populares do Brasil.