Sérgio Mamberti é novo presidente da Funarte

da Folha Online - 31/10/2008 - por RENATA GIRALDI , de Brasília
.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou nesta sexta-feira Sérgio Mamberti como novo presidente da Funarte (Fundação Nacional das Artes). Ele substitui Celso Frateschi, que deixou o cargo no último dia 6.
.
Frateschi renunciou à presidência --que ocupava desde o início do segundo mandato de Lula, em 2007-- dois dias depois de o jornal "O Globo" publicar reportagem sobre suposto favorecimento seu à Ágora, companhia de teatro que fundou e cuja coordenação está a cargo de sua mulher, a cenógrafa Sylvia Moreira, e do diretor Roberto Lage.
.
Para assumir a Funarte, Mamberti deixa a secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. Ainda não foi escolhido substituto para o órgão.
.
Ao tomar posse, Mamberti reiterou a defesa da ampliação de recursos para área cultural e a desburocratização. "É preciso ampliar o orçamento, de tal forma que se permita institucionalização do fomento", afirmou ele. "[Para que o setor] saia da situação de pires na mão."
.
Juca Ferreira concordou com Mamberti lembrando ainda que é aguardada a aprovação de projeto de lei, em tramitação no Congresso, que determina a ampliação para contratação no MinC e concursos públicos.
.
Segundo o ministro, será elaborado também decreto determinando ações que visam o fim das burocracias na área cultural, mas não adiantou quais.
.
Mamberti tem 69 anos e nasceu em Santos. Formado pela Escola de Artes Dramáticas de SP, ele já fez parte de mais 70 espetáculos teatrais, 38 filmes e 26 novelas.
.
Antes da Funarte, o ator ocupou duas secretarias no MinC --durante o governo Lula--, a de Artes Cênicas e Música, além da Identidade e da Diversidade Cultural.
.
Em várias ocasiões, ele ocupou o ministério da Cultura, em substituição a Gilberto Gil.
.
A Funarte é responsável pela execução de programas e projetos na área de música, circo, dança, dramaturgia, artes plásticas, fotografia e documentação.