Eleição no Masp deve escolher novo presidente hoje

Fonte: Folha Online - 03/11/2008
.
Depois de 14 anos sob o comando do arquiteto Julio Neves, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) pode conhecer nesta segunda-feira um novo presidente. Neves afirma que não vai se candidatar para um novo mandato.
.
O pleito que deve escolher o novo presidente do Masp é o mais aguardado dos últimos anos. Ele vem na esteira do furto de duas obras do museu no ano passado e de diversas acusações de má gestão nos últimos anos.
.
Segundo a assessoria do museu, o Masp tem uma dívida de pouco mais de R$ 5 milhões, o que motivou a Justiça a determinar em setembro passado que fosse feita uma auditoria nas contas do Masp.
.
Ainda segundo a assessoria, a dívida foi renegociada até 2010 "com pagamentos rigorosamente em dia. Não há qualquer atraso ou pendência no cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e sociais".
.
A atual administração também foi posta em xeque depois que duas obras foram roubadas do Masp no dia 20 de dezembro do ano passado. Em uma ação que durou três minutos, criminosos levaram "Retrato de Suzane Bloch", de Pablo Picasso, e "O Lavrador de Café", de Cândido Portinari.
.
Até então, o museu não tinha alarme, sensor ou seguro para as obras. Após a ocorrência, o Masp reforçou a segurança do prédio. Depois de sete dias de investigação, a Polícia Civil chegou aos quadros que estavam em uma casa em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo).
.
As eleições
.
De acordo com a assessoria de imprensa do Masp, os candidatos à presidência só serão conhecidos minutos antes da votação. Os nomes são protocolados pelo museu e revelados somente no momento da votação, que vai acontecer em seu anfiteatro a partir das 19h.
.
A escolha será feita pelos 70 associados do Masp. O museu espera divulgar o resultado na noite desta segunda-feira.
.
O favorito para levar a disputa é o presidente do Banco Votorantim, José Ermírio de Moraes Neto, segundo afirma a coluna de Mônica Bergamo na
Folha de hoje (só para assinantes).
.
Mas há dúvidas de que o atual presidente não se candidate novamente, já que ele prometeu o mesmo em eleições anteriores. Ele chegou ao posto em 1994 e venceu as últimas seis eleições, que acontecem de dois em dois anos.