CCSP tem internet sem fio

fonte: portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo - em 11/11

É o primeiro equipamento da prefeitura a oferecer a rede wi-fi

O Centro Cultural São Paulo amplia seus serviços oferecidos ao público com a implantação da rede sem fio de acesso gratuito à internet nas áreas sociais do CCSP. Assim, a instituição será o primeiro equipamento da Prefeitura a disponibilizar ao público esta tecnologia.

Desenvolvido pela Prodam - empresa de tecnologia da informação e comunicação do município de São Paulo - o projeto teve início em 2006 e foi apresentado ao CCSP em 2007, mas somente em 2008, após uma revisão e atualização, o projeto começou a ser implantado. No final do primeiro semestre foi preparada a infra-estrutura e nos últimos meses foram adquiridos os equipamentos necessários. Além de um equipamento wireless switch e switches para interligação, houve o emprego de materiais como fibra óptica, cordões de fibra óptica, conversores de mídia, eletroduto para tubo de 1”, entre outros.

Foi instalada uma rede interligada com fibra ótica que conta com sete antenas em diferentes pontos do prédio, que funcionarão em caráter experimental nos meses de novembro e dezembro. Com um link de 1 Mb, cerca de 140 usuários poderão ser atendidos simultaneamente, por meio das antenas que cobrirão as áreas das Bibliotecas, Piso Flávio de Carvalho, restaurante e imediações e a área localizada no final da rampa que liga o CCSP ao Metro. Também foram instaladas bancadas com tomadas de energia que ficarão à disposição dos usuários e seus aparelhos.

A rede sem fio do CCSP será gratuita e para acessá-la o usuário deverá cadastrar-se, recebendo uma senha que lhe dará o direito de usar por um período de quatro horas, ao final das quais poderá solicitar mais um período.

O usuário interessado no serviço deverá procurar o departamento de informática do Centro Cultural São Paulo para a realização do cadastro e retirada de uma senha de acesso.

Regras gerais para usuários da rede sem fio do Centro Cultural São Paulo

Para a utilização da rede sem fio o usuário deverá observar algumas regras como, por exemplo, responsabilizar-se pela sua identidade eletrônica e senha. O usuário não poderá mostrar texto ou imagens considerados abusivos, nem acessar sites pornográficos, games on-line; bate papo da internet, sites de relacionamento, ou quaisquer outros portais cujo conteúdo não seja informativo ou educacional, conforme a Lei Municipal nº 14.098, de 08 de dezembro de 2005. Não será permitido utilizar o acesso à internet para invadir a privacidade ou prejudicar outros membros da comunidade virtual e , ainda, violar os sistemas de segurança. É vedada a interferência nos serviços de outros usuários, de modo a causar congestionamento na rede, assim como a disseminação de vírus e worms.
Fica proibido utilizar os serviços computacionais do CCSP para fins comerciais ou políticos e, de forma alguma, intimidar, assediar, aborrecer ou difamar qualquer pessoa por intermédio da web.

O usuário é responsável por seus atos a partir do momento em que realiza o cadastro e responderá por qualquer ação legal apresentada ao CCSP e que o envolva. Caso alguma violação de regra seja identificada, através do sistema de monitoramento, o usuário será bloqueado e notificado pelo e-mail de contato. A penalidade poderá ser da advertência formal à suspensão do acesso por período de 30 dias ou permanente do uso da rede Wi-Fi.

Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueir, 1.000. Centro - Próximo da estação Vergueiro do metrô. Tel.: 11 3383-3400.